Sindicato

Nº DE TRABALHADORES NA BASE
2.500 TRABALHADORES
20% DESSE TOTAL SÃO ASSOCIADOS DO SINDICATO

Sede: Marília
Sede: Rua Monteiro Lobato, 267 – Fone (14) 3413 2289 – Cep: 17501-010 – Marília-SP
Sub-Sede: Paraguaçu Paulista
Rua: Maria Martins, 620 – Fone (18) 3361 3361 – Paraguaçu Paulista – SP.
Base: Pompéia, Vera Cruz, Garça, Oriente, Gália, Álvaro de Carvalho, Quintana, Herculandia,  Oscar Bresane, Lutécia, Maracaí, Nantes, Pedrinhas Paulistas, Cruzália, Florínea, Platina, Candido Mota, Campos Novos Paulista, Palmital, Echaporã, Bastos, Assis, Borá, João Ramalho, Iepê, Quatá, Racharia, Ibirarema, Tupã e Tarumã.

NOSSA HISTÓRIA

Em 11 de dezembro de 1992, um grupo formado por 15 trabalhadores, representando as empresas Unipac ( Pompéia ), Plastimar e Ost Plast ( Marília), se reuniram para discutir e avaliar o potencial químico na região de Marília. Entendia os trabalhadores que todos eram representados pela Federação dos Quimicos do Estado de São Paulo e, em virtude da distancia da federação com o interior a assistência ficava prejudicada. Neste momento, após consulta junta a entidade superior na capital paulista, decidiram então, fundar um sindicato em Marília e que pudesse atender todos os trabalhadores de Marília e Região.

Realizada a assembléia de fundação, em dezembro de 2002, os trabalhadores presentes escolheram Levy Gonçalves Ferreira, funcionário da Unipac, para ser o primeiro presidente. O mesmo, junto com os demais diretores tomou posse em 10 de janeiro de 1993. Começa ai, um trabalho que ao logo dos anos surtiu efeito positivo para os trabalhadores. No inicio representava pouco mais de 800 trabalhadores na base. O sindicato aos poucos, com o apoio da Federação e até mesmo de outras entidades sindicais de Marília, foi crescendo e ampliando seu leque de atuação.

Ao completar dois anos do segundo mandato, o Sindicato dos Quimicos de Marília, através de dialogo com o Sindicato do mesmo ramo, em Paraguaçu Paulista, optaram em fazer uma fusão. Todo tramite legal foi feito, e em 27 de fevereiro de 1999, surgiu o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico, Químicas, Farmacêuticas e da Fabricação do Álcool de Marília e Região. Com a fusão, aumentou a responsabilidade do Sindicato, cresceu o número de trabalhadores e também as cidades na base. Hoje, é reconhecido por toda categoria por sua forma de atuação, representatividade e poder de negociação. Sua estrutura também cresceu, oferece uma variedade de convênios, assistência jurídica, colônia de férias e um boletim próprio que mantêm sua categoria constantemente informada. Com sua nova diretoria, todo trabalho da entidade deve ser ampliada.